1) Como empresário do ramo de saúde, qual a importância para o mercado, do investimento que a Clínica Collucci fez em equipamentos e estrutura? É algo inovador?
Collucci: É inovador, pois somente através desses investimentos (aparelhos de última geração), é possível realizar avaliações de prevenção e tratamento totalmente específicos, preventivos e de alto rendimento. Isso faz com que boa parte do mercado de fisioterapia comece a se adequar às tendências da tecnologia que sempre traz novidades. Nós estamos e temos que estar sempre atentos a isso.
Assumimos um patamar de excelência de fisioterapia na região, onde antigamente só era encontrado em grandes capitais. Ressalto também que nossos profissionais estão sempre atualizados com as novas técnicas existentes no mercado, e buscando sempre reciclar seus conhecimentos, estando assim, completamente capacitados para oferecer um serviço de qualidade objetivando resultados.
2) O que os equipamentos de alto investimento irão trazer de benefícios para os seus usuários e agregam, inclusive, na estrutura de fisioterapia para a cidade?
C: São aparelhos que, através de avaliações, detectamos desequilíbrios osteomusculares, o que nos permite fazer um trabalho de prevenção totalmente detalhado, gerando assim uma melhor abordagem no tratamento, trazendo melhores resultados.
3) O que são o as avaliações isocinética e biomecânica?
C: A avaliação isocinética é um recurso computadorizado que permite detectar desequilíbrios musculares por meio da quantificação da força, potência e endurecimento dos músculos dos membros superiores e inferiores. É um instrumento preciso de avaliação e reabilitação, podendo ser utilizado para o fortalecimento muscular, permitindo recuperação mais rápida. Além disso, o modelo dispõe de um software específico que, acoplado a um dinamômetro, encarrega-se de fazer a coleta dos dados e gerar relatórios para acompanhamento de cada caso.
Já a biomecânica é uma ferramenta de triagem e treinamento de equilíbrio eficiente para reabilitação de lesões. Tem a finalidade de verificar ou treinar a estabilidade dinâmica das articulações, onde é possível avaliar o controle neuro-muscular através da quantificação da capacidade para manter a estabilidade.
Nosso laboratório de Biomecânica possui os mais modernos equipamentos de avaliação biomecânica (câmaras digitais e de infravermelho de alta velocidade, plataforma de força, sistema de medição da pressão plantar, e aparelhos de avaliação isocinética estão interligados por computadores). O exame consiste de dois testes: o primeiro que verifica a capacidade do paciente em controlar a plataforma móvel a partir do centro; e o segundo que verifica a capacidade de mover-se de um alvo para outro em linha reta. As informações geradas no Laboratório sobre as características biomecânicas do movimento são muito detalhadas, e podem ser utilizadas no tratamento do atleta ou paciente, na busca por um melhor desempenho ou numa ação preventiva.
4) A Clínica Collucci torna-se referência no atendimento fisioterápido de Ribeirão e Região, não só pelos equipamentos, mas pelos profissionais. Hoje, quantos são os profissionais de saúde que trabalham na Clínica e qual o público atendido?
C: Ao todo, temos 13 profissionais na clinica na área da saúde, entre eles fisioterapeutas especializados em diversas áreas, nutricionista, psicólogo, entre outros.
Atendemos todas as idades, desde crianças até a terceira idade, atuando tanto na prevenção quanto na reabilitação.
5) Qual a importância da fisioterapia hoje em relação a dez anos atrás? O que mudou?
C: Antigamente, a fisioterapia era vista somente como tratamento, hoje em dia a mentalidade mudou. Grande parte da população consegue enxergar a fisioterapia como meio preventivo, e sem contar a inovação de equipamentos e novas técnicas terapêuticas existentes hoje mercado.
6) Quem precisa de fisioterapia? Apenas quem sofreu algum tipo de lesão? Se não, quem mais tem procurado os serviços?
C: Devido ao grande aumento de pessoas que praticam atividade física, podemos dizer que a fisioterapia se encaixa para todos os tipos de público, não só na parte curativa, como também na preventiva. Lembrando que quem não tem nenhum tipo de lesão, é sim habilitado para fazer fisioterapia buscando alto rendimento ou até mesmo uma atividade física sem lesões.
7) Os idosos formam um público que você quer atingir? Por quê?
C: Sim, pois no Brasil o índice de idosos aumentou muito nos últimos anos, ou seja, a população está vivendo mais, e com a idade consequentemente, irão necessitar de uma maior atenção tanto com seu corpo quanto com sua qualidade de vida.
8) A corrida de rua tem crescido bastante. Todos podem correr sem avaliação fisioterápica?
C: Sim, porém não seria a forma mais indicada de se começar esse tipo de atividade. O ideal seria procurar uma equipe multidisciplinar envolvendo médico, educador físico e fisioterapeuta para ver se está apto ao inicio de uma atividade física que irá exigir bastante de sua capacidade física.
9) As crianças tem corrido bastante também com essa nova moda. Há diferença entre os adultos. É preciso ter uma cautela ainda maior para evitar lesões?
C: Sim, pois crianças tem começado atividade física muito precocemente que por um lado é totalmente benéfico, mas por outro, devemos elevar o nível de atenção a esse praticante, pois pela pouca idade são suscetíveis a lesões e desconfortos musculares. Lembrando que essa atividade deve ser prescrita e acompanhada por profissionais habilitados.
10) Vocês realizam trabalho de prevenção de lesões. Como isso é efeito e qual a importância para os amadores?
C: O trabalho de prevenção é imprescindível tanto para atletas de alto rendimento quanto para amadores. Isso é feito através de uma avaliação detalhada da parte muscular e biomecânica, levando em consideração a modalidade esportiva a ser praticada, e em cima disso montando um programa de prevenção para que este desfrute dessa atividade da melhor forma possível.