Parado desde o mês de junho, atleta fez cirurgia no local pela terceira vez
Sem poder praticar atividades físicas há cerca de três meses, devido ao rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o jogador de futevôlei Leonardo Fação está fazendo um treinamento funcional na Clínica Collucci, em Ribeirão Preto.
O tratamento, que está sendo feito há aproximadamente um mês, foi recomendado após uma avaliação biomecânica, feita pela fisioterapeuta Maria Laura. “Constatamos uma diminuição de recrutamento de músculos importantes na estabilização do joelho esquerdo quando comparado ao lado direito”, explica.
A avaliação foi feita dia 3 de setembro, mas apesar do pouco tempo de tratamento, Fação afirma que a condição física “já melhorou bastante”. “A gente está fazendo trabalhos específicos em cima da musculatura” conta o atleta de 23 anos. “Tem que fazer o tratamento certinho para fortalecer a região lesionada.”
Como é a terceira vez que Fação passa pela mesma operação no joelho, as dores no local eram frequentes. Segundo o fisioterapeuta responsável pelo treinamento funcional, Marcelo Garcia, era um problema crônico, por isso “será realizado um trabalho de reabilitação funcional com ênfase na melhora da força muscular”.
“Iremos focar no desequilíbrio muscular, fortalecendo a musculatura que está em déficit”, afirma Garcia. “Os trabalhos fisioterapêuticos serão baseados no laudo biomecânico, vamos trabalhar de forma intensiva a musculatura do joelho recém-operado, com saltos, giros, endurance, propriocepção e pliometria.”
Com previsão de duração de dois meses, o tratamento na Collucci começou por indicação de outro atleta da modalidade: Felipe Carbonaro, que também faz tratamento na clínica. “Está indo tudo muito bem. Os profissionais da clínica são muito bem capacitados, dão muita atenção pra gente”, celebra.
ou ligue para 16 3329.7095