Clínica Collucci

No início do ano as pessoas querem resultados rápidos nos treinos e os riscos de lesões aumentam

Fisioterapeuta alerta para risco de lesões após pausa na rotina de treinos.

Para muitas pessoas, dezembro é o mês marcado por confraternização, viagens e férias. E, neste cenário, a rotina de exercícios pode ser colocada em segundo plano. Mas, com o início do ano e os dias voltando à normalidade entra em cena o projeto emagrecimento e a busca por uma melhor aparência física e, muitas vezes, para conseguir resultados rápidos, as pessoas exageram na dose e correm o risco de lesões.

Alexandre Collucci, fisioterapeuta, alerta que a pressa, falta de planejamento e de supervisão profissional podem resultar em dores musculares, contusões e lesões articulares.

“Não adianta a pessoa começar janeiro querendo correr 10 km já na primeira semana, fazer treinos pesados diários ou seguir dietas extremamente restritivas. Essa postura pode levar à frustração, além de aumentar o risco de lesões”, alerta. “O ideal é elaborar um planejamento gradual de treinos, aliando fortalecimento para alcançar a performance e, quem nunca treinou, pode focar em caminhadas, pilates e treinos de baixa intensidade, sempre com orientação profissional”.

Nos primeiros meses do ano a Clínica Collucci registra um aumento na procura por fisioterapia para tratar tendinites, lombalgias, lesões de joelho por excesso de impacto, contraturas e estiramentos musculares. O fisioterapeuta explica que esses quadros podem resultar da falta de avaliação físicas e progressão irregular do ritmo dos treinos.

Portanto, a orientação é manter uma regularidade na busca por melhor qualidade de vida, seja em relação à alimentação, quanto à prática de exercícios físicos. E caso, o ritmo no final do ano diminua, a dica é voltar gradativamente em janeiro.

Veículo: Jovem Pan News
Programa: Pan News Entrevista
Apresentação: Lincoln Fernandes
Data de veiculação: 19/01/2026

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest