A avaliação física é fundamental no treinamento, pois é através de um processo criterioso e minucioso de avaliação física que se determina quem é o indivíduo, quais suas necessidades e eventuais limitações com o treinamento. Por isso, todos os nossos programas de treinamento contam com sua avaliação específica. Sem a devida avaliação física, não é possível saber qual a quantidade de peso a se colocar em um exercício resistido, ou quantas repetições fazer com este peso. Também não é possível determinar a velocidade a se treinar em uma esteira ergométrica ou quanto tempo permanecer em determinada velocidade. Em outras palavras, qualquer treino sem avaliação é tentativa e erro. Outra característica fundamental da avaliação física está no estabelecimento de metas. Até quando você deve aumentar a sua força ou sua resistência? Isso, apenas a avaliação física é capaz de responder.
O que contem na avaliação?
– ANAMNESE: Perguntas direcionadas para conhecermos o seu dia a dia e todas as demandas de seu programa de treinamento. Ainda contamos com investigação específica para cada um de nossos programas de treinamento.
– FLEXIBILIDADE: Análise de encurtamentos em diferentes graus nos principais grupos e cadeias musculares.
– AVALIAÇÃO POSTURAL: análise dos principais desvios posturais e sua relação com dores e problemas relatados.
– ÍNDICE BRADHON DE DESENVOLVIMENTO MOTOR (IBDM): Método desenvolvido pela Bradhon para verificar o nível das habilidades motoras básicas. Este teste é o primeiro passo para ampliar as possibilidades de engajamento em jogos e qualificar o lazer motor.
– PERÍMETROS CORPORAIS: Uso da circunferência da cintura como medida de quadro clínico e diagnóstico de síndrome metabólica, além da análise de possíveis desequilíbrios.
– APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA: Teste de consumo máximo de oxigênio e análise do parâmetro em relação a idade e gênero.
– TESTES DE FORÇA: Determinação da força em relação ao peso corporal com análise do parâmetro em relação a idade e gênero e identificação de desequilíbrios muscular
Indicações: É indicada para todas as pessoas que desejam iniciar um programa de exercícios físicos.
Benefícios:
– Diagnóstico do quadro clínico e funcional;
– Estratificação do risco cardíaco;
– Acompanhamento e evolução dos resultados de treino;
– Identificação das possibilidades e prioridades de intervenção do treinamento.