É uma análise da função muscular computadorizada, por meio do equipamento Dinamômetro Isocinético BiodexSistem 4 ProR®. Essa avaliação fornece dados como força, trabalho e potência muscular, sendo possível observar possíveis déficits e desequilíbrios, que podem gerar riscos de lesão, desgastes articulares e alterações ortopédicas. O isocinético mensura a força máxima realizada pelos grupos musculares avaliados, gerando dados em forma de números e gráficos, e laudados pelo fisioterapeuta responsável. As articulações que podem ser avaliadas no isocinético são: ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo. A avaliação isocinética é completamente segura e livre de dor, o paciente é confortavelmente posicionado em uma cadeira própria do isocinético, e estabilizado por faixas e correias. Por se tratar de um teste de força máxima, é completamente aceitável que o paciente sinta dores musculares após a avaliação, sem riscos a saúde ou piora do quadro.
Indicações:
– Cirurgias ortopédicas: pré-operatórios; pós operatórios visando orientar e direcionar a reabilitação ou o treinamento físico e para liberação de atividade esportivas;
– Pessoas que sofreram lesões articulares, musculares, ligamentares ou tendíneas;
– Atletas amadores ou profissionais, visando a prevenção de lesões e buscando treinamento direcionado.
Benefícios: É uma avaliação diferenciada com o objetivo de traçar um tratamento mais específico e/ou critério de alta fisioterapêutica.