Trabalhos comandados por Alexandre Collucci são principalmente de prevenção
Não são apenas esportistas locais que fazem tratamento na Clínica Collucci, em Ribeirão Preto. Atletas da Seleção Brasileira de Caratê, por exemplo, que vêm de diversas cidades, também realizam atividades no local.
Dois exemplos são Rogério Emerick (-84 kg) e Maike Steffen (-61 kg). “Eles dão todo o apoio para nós da seleção, principalmente depois dos treinamentos, quando a gente faz trabalhos recuperativos e regenerativos”, afirma Rogério, que faz apenas exercícios preventivos. “Qualquer problema de lesão a gente tem toda a assessoria.”
“A prevenção diz respeito a trabalhos proprioceptivos (relacionados ao caratê), que faz com que a parte músculo esquelética fique totalmente adaptada aos movimentos, evitando as lesões”, explica o fisioterapeuta da Seleção Brasileira, Alexandre Collucci, que irá com a equipe à Bremen, na Alemanha, para a disputa do mundial de novembro.
Já Maike faz um tratamento específico no joelho, que passou por cirurgia em 2010, e na lombar, onde ela sofre uma contratura. “Fizemos uma avaliação e traçamos alguns trabalhos especialmente pra ela”, conta Collucci.
“Eles passam exercícios que tenho que fazer em casa. Como são bem antenados na parte esportiva, o tratamento fica bem bacana”, conta Maike. Rogério ressalta que pela especialidade esportiva e pela estrutura que a Collucci tem, o tratamento é muito bom.